Advertisement

10 Curiosidades sobre o mundo da tecnologia

As curiosidades sobre tecnologia estão espalhadas ao longo da história, desde o surgimento dos primeiros computadores, até hoje a atualidade.

As tecnologias que rodeiam e facilitam nossas vidas muitas vezes carregam uma história surpreendente. por exemplo, você conhece a origem da palavra robô? Sabia que as empresas tech têm um país favorito para fazer testes? Já viu a primeira página que foi ao ar na internet?

Hoje nós listamos uma série de curiosidades sobre tecnologia que vão te revelar – ou relembrar – alguns fatos interessantes.

1 - A primeira câmera do mundo levou oito horas para tirar uma foto

A primeira fotografia da história foi feita em 1826, capturando a vista de uma janela na região de Le Gras, na França. Foram necessárias oito horas de exposição para registrar a imagem em uma placa de estanho de cerca de 20 x 16 cm. A evolução da tecnologia, entretanto, foi rápida. Cerca de dez anos depois, já era possível aguardar “apenas” 15 minutos para uma foto.

2 - A senha para o lançamento de mísseis nucleares nos EUA era 00000000

Em 1962, durante a Guerra Fria, o presidente americano John Kennedy temia que comandantes do Exército tivessem muito espaço para iniciar um ataque nuclear por conta própria. Portanto, foi implementada a necessidade de uma senha de oito dígitos para o lançamento de mísseis. O problema é que os oficiais da Força Aérea não ligaram muito para a preocupação e simplesmente colocaram 00000000 como senha em todas as instalações de lançamento – e ainda anotaram em um papel para garantir. A senha permaneceu assim por 20 anos.

3 - A primeira página web do mundo continua intacta no ar

A primeira página da internet foi colocada no ar em 6 de agosto de 1991, pelo cientista da computação Tim Berners-Lee. A página contava com links que explicavam a própria internet, como por exemplo detalhes de protocolos de tecnologia, lista de pessoas envolvidas no projeto e sumário do desenvolvimento. Ela continua disponível no seu endereço original como foi ao ar, ou seja, sem imagens cores ou recursos de tecnologia mais atuais.

4 - Um disco rígido de 5 MB pesava uma tonelada em 1956

O primeiro computador com um hard drive parecido com o que existe hoje foi o RAMAC, lançado pela IBM em 1956. A máquina continha um sistema que usava discos magnéticos e uma cabeça móvel para registrar e acessar dados. Foi uma grande inovação no armazenamento em massa, já que até então guardar dados significava usar cartões de perfuração e fita magnética. O RAMAC tinha uma capacidade de 5 megabytes, pesava mais de uma tonelada e era alugado a quem tivesse interesse em usá-lo por US$ 3.200 ao mês.

5 - O mascote do Mozilla Firefox não é uma raposa

Ao contrário do que sugere o nome, o animal que aparece no logo do navegador Firefox não é uma raposa, mas sim um panda vermelho. O bicho é um mamífero de porte pequeno com pelos vermelhos e manchas brancas na face e está em perigo de extinção. É conhecido também como “raposa de fogo”, ou seja, firefox em inglês. Como o panda vermelho não é muito conhecido, o designer que fez o logo acabou usando traços de uma raposa, aumentando a confusão.

6 - A origem da palavra “robô” remete a trabalho forçado

A palavra robô foi utilizada pela primeira vez em 1920, na peça teatral Rossum’s Universal Robots, escrita pelo jornalista e filósofo tcheco Karel Capek. No texto, o autor utilizava o termo “roboti” para se referir a trabalhadores em massa, sem alma ou sentimentos, sem ligação com tecnologia. De acordo com historiadores, a mensagem era de crítica aos sistemas de trabalho forçado comuns na Europa Central do período.

7 - Empresas de tecnologia costumam testar produtos na Nova Zelândia

Muitas companhias de software, redes sociais e desenvolvedores de aplicativos recorrem à Nova Zelândia para testar e aperfeiçoar seus produtos e serviços. O motivo? O país da Oceania é considerado isolado o suficiente para evitar vazamentos, com o benefício de que a população fala inglês, tem gostos e poder econômico semelhantes aos ocidentais. Lá, é possível descobrir e consertar bugs antes do lançamento, inclusive testando o suporte para um grande número de usuários. Microsoft, Facebook e Yahoo, por exemplo, já fizeram testes no mercado neozelandês.

8 - A programação foi inventada por uma mulher

A britânica Augusta Ada King foi responsável por escrever um algoritmo, inspirada pela máquina de Baggage. A matemática e escritora encontrou os números de Bernoulli, utilizados no princípio matemático que traça a relação de velocidade de um fluido com pressão.

9 - Os computadores já foram vendidos em bancas de jornal

O primeiro computador doméstico foi lançado em 1975, a partir da CPU Intel 8080. O modelo Altair 8800 era vendido na revista Popular Electronics, com pelas soltas para que o próprio comprador pudesse montá-lo em casa.

10 - O primeiro computador brasileiro foi chamado Zezinho

No campo das curiosidades sobre tecnologia no Brasil, tempos a computador Zezinho, desenvolvido em 1961. A máquina foi desenvolvida como trabalho de conclusão de curso de quatro alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), mas foi contestada em uma polêmica. Isso porque a Escola Politécnica da USP defendia que tinha produzido uma máquina antes. No entanto, o projeto da USP só passou a funcionar 11 anos depois do Zezinho.

Postar um comentário

0 Comentários