Advertisement

Sistema operacional abandonado no início dos anos 2000 ganha novo navegador

 

Todo computador precisa de um navegador da Web funcional, mas isso é mais fácil dizer do que fazer em computadores que executam algo além do Windows, macOS ou Linux. Ainda há algumas pessoas usando o sistema operacional OS/2, que foi criado pela Microsoft e IBM que encerrou o desenvolvimento em 2001, e precisa desesperadamente de um navegador web funcional. Com alguma sorte, o sistema operacional de décadas pode ter o mesmo mecanismo da web dos smartphones modernos.


Roderick Klein, presidente da comunidade OS/2 Voice, revelou em um artigo que uma versão beta pública do novo Otter Browser chegará “na última semana de fevereiro ou na primeira semana de março”. O navegador usa o mecanismo Chromium - o mesmo utilizado pelo Google Chrome, Microsoft Edge, Vivaldi e a maioria dos outros navegadores que não são Firefox ou Safari. A interface é escrita no framework Qt multiplataforma.

OS/2 foi o sistema operacional desenvolvido em conjunto pela IBM e Microsoft no final dos anos 1980 e início dos anos 1990, com o objetivo de substituir todos os sistemas baseados em DOS e Windows. No entanto, a Microsoft decidiu se concentrar no Windows após a imensa popularidade do Windows 3.0 e 3.1, deixando a IBM para continuar o desenvolvimento por conta própria. A IBM finalmente parou de trabalhar no OS/2 em 2001, mas duas outras empresas licenciaram o sistema operacional para continuar de onde a IBM parou — primeiro eComStation e, mais recentemente, ArcaOS.


Fonte: xda-developers, os2voice

Postar um comentário

0 Comentários